O jogador de futebol Javier Mascherano foi condenado a um ano de prisão por delitos fiscais. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 21 de Janeiro, pelo jornal espanhol El Mundo. O craque do Barcelona e da selecção argentina estava há já vários meses envolvido num escândalo fiscal em que teria lesado as Finanças de Espanha em mais de 1.5 milhões de euros. Este caso até foi inicialmente divulgado pelo programa de investigação português "Sexta às 9", daRTP. A justiça espanhola começou a investigar e Mascherano foi agora condenado a um ano de pena de prisão e a uma multa de 815 mil euros. 
O médio argentino assumiu as suas culpas em tribunal e já pagou o valor em que teria lesado as finanças espanholas (1.5 milhões de euros), de acordo com o jornal El Mundo. Apesar disso, a justiça espanhola revelou-se impiedosa e quer mesmo privar o jogador da liberdade. Naturalmente, os advogados de Mascherano vão recorrer desta decisão. 
Como contra-proposta à pena de prisão, a defesa do jogador pretende que ele possa substituir o período de prisão e ressarcir a Justiça em dinheiro, acrescentando 21 mil euros ao valor da multa que terá que pagar. 

Os crimes de Mascherano

A evasão fiscal do jogador argentino teria passado por dois crimes. Javier Mascherano não declarou os rendimentos que obteve do seu patrocinador Nike, o que conseguiu camuflar através de uma sociedade sediada em Miami. E simulou ainda os seus direitos de imagem, que estariam cedidos a uma empresa na Madeira, que era puramente instrumental. Foi, aliás, este o caso que o programa dirigido pela jornalista portuguesa Sandra Felgueiras acabaria por desvendar, o que captou a atenção da justiça espanhola. Também o internacional espanhol do Bayern de Munique, Xabi Alonso, e o ex-treinador do Real Madrid, Rafa Benítez, estavam envolvidos num processo idêntico. 
O Barcelona tem assim um jogador envolvido num processo de fraude fiscal, mas terá ainda maior preocupação com a estrela maior da equipa. É que também Lionel Messi vai ser julgado por três crimes fiscais, no final de Maio deste ano. O jogador e o seu pai respondem pelo desvio de mais de quatro milhões de euros à autoridade tributária espanhola. 
E o leitor, acredita que Mascherano vai mesmo cumprir pena de prisão? Ou os advogados vão conseguir "libertar" o jogador? Deixe a sua opinião.