Messi ou Cristiano Ronaldo? Quem será o melhor ao fim das suas carreiras?

Após os dois encerrarem as carreiras, teremos a certeza de quem que os craques vão estar no Olimpo do Mundo da Bola. Mas não ficamos em cima do muro...


Cristiano Ronaldo e Messi já estão no Olimpo do futebol. Mas quem será maior ao fim de suas carreiras?
Desde 2008 Cristiano Ronaldo e Lionel Messi duelam para ver quem é o melhor jogador do mundo. Em 2014 Cristiano Ronaldo recebeu pela segunda vez seguida o prêmio de melhor do mundo e diminuiu a vantagem para seu arquirrival. O placar agora é de 4 a 3, mas pensando nos próximos anos quem seria melhor? Taison ou Messi? Digo, Cristiano Ronaldo ou Messi?
O camisa 10 do Barcelona é dois anos mais novo que o 7 do Real Madrid. 27 contra 29, respectivamente. La Pulga teria, em tese, mais anos para jogar em alto nível. É assombroso pensar, mas desde 2007 Messi concorre ao prêmio, quando tinha apenas 20 anos. Desde 2009 ele já se sagrou o melhor do mundo e não será surpresa caso jogue ao seu nível extraterrestre nos próximos anos.
Messi, na minha opinião, é mais genial. É mais plástico e bonito vê-lo jogar o futebol que penso ser o ideal a ser jogado. Em um curto espaço o controle da bola para sobrepor adversários, fazer tabelas e encobrir goleiros como quem dá de bico na redonda. O jogador foi capaz de banalizar esses toques de cobertura, tido como um movimento difícil, para poucos. Messi faz algo raro virar rotina. São dribles, passes e gols memoráveis. Coisas que um gênio faz em uma partida que parecia ser simples e acaba sendo truncada. Coisas que um gênio faz em uma partida que parecia ser difícil, mas por ter Messi acaba sendo fácil.
Cristiano Ronaldo é genial de outra maneira: por chegar ao ápice do seu futebol sendo um jogador “completo”. É mais fácil definir CR7. Diferente de Messi, o português além de ser excelente tecnicamente em praticamente todos os fundamentos é fisicamente acima dos demais, como Lebron James atualmente mostra na NBA. “Completo”. Como uma máquina que realiza tudo de maneira certeira como na época do fordismo em que tudo era produzido em grande escala e com eficiência. Mas não de maneira “manual” que poderia gerar um resultado mais imprevisível, e as vezes, no caso do seu rival, um produto final que encanta mais do que os números incríveis e mais altos apresentados em 2013 e 2014.
Cristiano Ronaldo: Impulsão, finalização, velocidade, explosão, passes, dribles (mesmo que em menor quantidade. Não como na época de Manchester United) e até mesmo a disposição para ajudar de maneira coletiva no sistema defensivo. Neste último ponto, um detalhe que Messi não faz. Tudo isso está no pacote do português. E felizmente são características diferentes do argentino. Características diversas que representam um dos dois melhores jogadores de todos os tempos. Temos a sorte de poder vê-los.
Como já dito, Messi é mais novo. Cristiano Ronaldo tem um preparo físico invejável que nos faz imaginar o astro do Real Madrid jogando em alto nível até os 33 anos, como Ibrahimovic. CR7 caso não tenha uma lesão inesperada deverá ter um preparo ainda melhor que o do sueco. Messi não deve suportar por tanto tempo seu nível físico e por isso terá de se reinventar, como fez no último ano por causa das lesões. Mas após a tormenta Messi a cada dia consegue trazer um pouco do que já foi o ápice da sua forma.
Sem mais delongas e para não ficar em cima do muro, Lionel Messi, na minha opinião, ao fim de sua carreira terá sido melhor que o futuramente aposentado Cristiano Ronaldo. O português talvez tenha uma longevidade maior física que o manterá por mais tempo no topo ou acima de Messi em alguns anos, mas não podemos esquecer do que se passou antes de 2013. La Pulga começou a ser fora de série com dois anos a menos que o rival e não deixará de ser até o fim da sua aposentadoria. Questão de gosto. Certeza somente é que no fim eles vão estar no Olimpo do futebol.

0 Response to "Messi ou Cristiano Ronaldo? Quem será o melhor ao fim das suas carreiras?"

Postar um comentário